quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Refletindo sobre leitura e escrita digital

A leitura e escrita digital nos proporciona o uso de uma nova e excelente ferramenta de trabalho, que permite a inclusão de professores e alunos no processo digital, percebemos que este processo nos traz perdas e ganhos, ao mesmo tempo como, por exemplo, a falta de hábito de escrita manual, que considero como uma perda, quando se deixa de praticar. Porém, como educadores precisamos minimizar essa perda com atividades programadas para serem realizadas coletivamente com professores e alunos no âmbito escolar. Precisamos considerar que tudo que diz respeito a agilidade na comunicação, a rapidez nas trocas de informação é um ponto favorável neste processo, um ganho, como também observamos que a abreviatura de palavras que é muito utilizada atualmente por usuários da internet, é uma linguagem muito rápida e que acaba provocando hábitos ou vícios considerados errados quando se trata de linguagem culta. Portanto o professor deve desenvolver atividades diferenciadas de produção textual, levando o aluno à compreensão de que o editor de texto deve contribuir e favorecer a prática da escrita, porém não devemos deixar de exercitar a escrita manual. Assim o aluno desenvolverá suas potencialidades, utilizando a leitura e a escrita digital de forma correta. É importante abrir um livro, sentir prazer em manuseá-lo, tê-lo com uma lembrança de uma boa leitura, ganhá-lo como presente, isso não pode deixar de existir. Entendo que o papel das tecnologias é de aprimoramento na qualidade de produção de texto. Acho que devemos usar as tecnologias como um suporte muito importante, facilitador e estimulante no processo ensino-aprendizagem, mas não perder de vista a importância de uma aprendizagem baseada em diálogos, vivências, trocas de experiência e fazer uso também da escrita convencional. Devemos interagir trabalhar de forma diversificada, dando relevância a todos os aspectos que constituem processo de aprendizagem. Não podemos ficar alheios às tecnologias e nem podemos fingir que as técnicas tradicionais não funcionam. Portanto o que deve ficar claro neste sentido é que devemos incentivar os alunos a se comunicar através dos meios digitais com as pessoas de várias partes do mundo, pois sabemos da importância do intercâmbio de culturas, sejam elas regionais estaduais ou internacionais. Salientando, também com eles a diferença das linguagens utilizadas na comunicação digital, linguagem informal, com abreviações, letras minúsculas, sem pontuação, da linguagem escolar, linguagem formal, onde são cobradas as regras gramaticais e ortográficas. Explicando a importância das diferentes formas de linguagem e como devem ser utilizadas no cotidiano.

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